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Blog - Beba muita água sempre!

MUDANÇA  DE HÁBITOS  

Beber  água é um hábito  saudável  que deve ser desenvolvido  por todas as pessoas.

A  seguir, reproduziremos um  caso relatado pelo Dr.  Ícaro Alves Alcântara  - Médico docente da  disciplina SEMIOLOGIA do  UNICEUB - Centro Universitário  de Brasília.

Há  cerca de um ano, atendi  no HFA uma senhora  dos seus "30  anos? com uma  enXAQUECA bastante  comum: Cefaleia (Dor de Cabeça). A  paciente relatava que  já havia passado por  otorrinos, oftalmos, neuros,  clínicos gerais e até  endocrinologistas, com as  prescrições dos mais  diversos tratamentos e  a presunção de várias  hipóteses diagnósticas,  sem qualquer melhora.  Entretanto, durante sua  consulta, entre várias  perguntas habituais, questionei  o quanto de ÁGUA  ela bebia por dia  e de que forma (ou  seja, com qual periodicidade).A  mesma afirmou que bebia  pouquíssima água, porque  não sentia sede, principalmente  à noite. Após  várias outras perguntas, suspendi  todos os medicamentos  e disse-lhe que ela  precisava apenas TOMAR  ÁGUA adequadamente.Um  tanto quanto descrente,  ela voltou para casa. Após  apenas uma semana, retornou  contando que não sentia  mais dores  de cabeça,  que os seus intestinos  funcionavam melhor e  que a sua disposição  havia melhorado. Milagre?   Não, todos nós sabemos o quanto é importante uma ingestão adequada de água diariamente, mas quase sempre negligenciamos. Todos  os organismos vivos  apresentam de 50% a  90% de água em  si.O  próprio corpo humano  é constituído em 70%  POR ÁGUA que, em  constante movimento, hidrata,  lubrifica, aquece, transporta  nutrientes, elimina toxinas e  repõe energia... Preconiza-se  o número de 1  copo de 200ml de  água por hora enquanto  estiver acordado. Assim  sendo, a ingestão de  água deve ser independente  da sede, constante e  rigorosa.   E não adianta deixar para tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez.Estudos  mostram que o estomago  capacita apenas 12ml/kg/hora, ou  seja um adulto não  conseguirá tomar mais  de um litro de  uma  só vez sem "passar mal".Se  você ainda não se  convenceu, observe: 

Cabelos - falta de vitalidade;

Couro  cabeludo - descamação;

Concentração - distúrbios;

Sono  e Memória ? com perda da disposição para realização das actividades diárias, em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais "viscoso" e "grosso" e de circulação mais lenta;  

Ressecamento  dos olhos e tecido  das vias aéreas - que com a baixa de humidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensos a inflamações e infecções;conjuntivites; sinusites; bronquites; pneumonias; queda  e enfraquecimento dos  pêlos; baixa  produção de saliva; lesões da pele - com aparecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e sua acumulação local; vitaminas  e sais minerais - com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a cãibras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos dentais;

É certo que há água nos alimentos, mesmo nos sólidos, mas a complementação da ingestão diária de água deve ser feita, periodicamente.Uma  forma de se observar  se a quantidade de  água é adequada, é  observar a cor da  urina, que deve ser  incolor.  Quanto mais  forte, pouca ingestão  de água está sendo  feita.Vale  lembrar que é sempre  bom evitar bebidas alcoólicas,  ou não alcoólicas,  que apesar de serem  diuréticas evitam que  se beba a água.  

Mais  problemas por falta  de água: 

Respiração  dificultada, por vezes  levando à falta de  ar, sobretudo nos exercícios  físicos; 

Obstipação  e por vezes, sangramento  rectal (devido ás fezes  ressecadas, endurecidas que  lesam o tecido intestinal  ao moverem-se em seu  interior); 

Impotência  ou disfunções erécteis  ou, no caso das  mulheres, sangramentos vaginais. 

Evite  também, a ingestão  de água pelo menos  meia hora antes das  refeições, para não  prejudicar a digestão.

O  mecanismo da sede é  tão débil que com  frequência 37% das  pessoas confunde-a com  fome? Uma  desidratação imperceptível  retardará o metabolismo  em cerca  de 3%.

  Um copo de água acalmará a fome durante a noite em cerca de 95%  dos casos de dieta  de emagrecimento,  segundo um estudo realizado na Universidade de Washington.

A  falta de água é  a  causa nº 1  da fadiga diurna.Estudos  preliminares indicam que  de 8 a 10 copos  de   água por dia, poderão aliviar significativamente as dores lombares  e das articulações   em 80% das pessoas com estes problemas. 

Beber  5 copos de água  por dia diminui o  risco de cancro do  colon em cerca de  45% e baixa o risco  de cancro   da mama em cerca de 79% e reduz a metade as probabilidades   de desenvolver cancro da bexiga. 

Está  a beber a devida  quantidade de  água diariamente?  

Uma  descida de apenas 2%  de água no corpo,  pode causar perda  momentânea de memória,  dificultades com os   cálculos básicos e problemas de focalização da vista no  monitor do computador  ou sobre uma página  impressa? 

Ícaro Alves Alcântara

Revista UNICEUB 

 
 

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