Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Castanha-da-Índia e a circulação sanguínea

Castanha-da-Índia: a rainha da circulação

* Texto retirado do Blog Multi Vegetal - Clique aqui para acessar o Blog
Castanha-da-Índia

Castanha-da-Índia

Famosa na medicina popular como ativadora da circulação sanguínea, a Castanha da Índia é o fruto da castanheira da índia, uma árvore européia que chega até 200 anos e 40 metros de altura e tem sua madeira muito utilizada na fabricação de caixas, utensílios de cozinha, bengalas e outros artigos.

As Castanhas-da-Índia desenvolvem dentro de “ouriços” revestidos de espinhos que contém uma castanha cada e, quando maduros, ressecam-se e rompem para liberação natural das castanhas (sementes) e propagação da espécie.

Origem e história”

Montanhas dos Balcãs

Montanhas dos Balcãs

O nome da Castanha-da-Índia remete ao fato de por muito tempo acreditar-se que ela era proveniente da Índia. Porém, na verdade, a Castanha-da-Índia é natural dos Balcãs, região sudeste da Europa que engloba países como Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, República da Macedônia, Sérvia, Kosovo, parte da Turquia, e outros.

Castanha-da-Índia Origem e história

Castanha-da-Índia Origem e história

A Castanha-da-Índia (nome científico Aesculus hippocastanum) veio para a França em meados do século XVII como árvore ornamental e foi muito plantada nos parque e avenidas da Europa do século XVIII e hoje é encontrada praticamente por todo o mundo.

Por ser utilizada pelos turcos antigos para curarem afecções pulmonares de cavalos recebeu o nome científico hippocastanun, de origem grega, que significa castanha dos cavalos.

Farmacologia da Castanha-da-Índia

Farmacologia da Castanha-da-Índia

Ações principais”

A principal ação farmacológica da Castanha-da-Índia é sobre a circulação, particularmente sobre o sistema venoso. Seus ativos aumentam a resistência e o tônus das veias, diminuindo a fragilidade e a permeabilidade dos capilares. Essa ação resulta em vasoconstrição periférica, que ativa a circulação sanguínea e favorece o retorno venoso, prevenindo desde pequenos derrames que causam vasinhos, varículas e varizes até acidentes vasculares de maior porte.

Na Fitoterapia”

Castanha-da-Índia na prevenção de varises

Prevenção de varizes

Existem diversas opções de aplicações fitoterápicas da castanha-da-índia, todas relacionadas com a ativação da circulação como:

- Tratamento de alterações e pertubações da circulação sanguínea venosa

- Tratamentos em casos de flebites ( inflamação de veia ocorrida geralmente nas pernas)

- Uso na prevenção de varizes

- Tratamento de processos reumáticos

- Prevenção de hemorróidas

- Ação antiinflamatória.

Na fitocosmética..”

Em cosméticos naturais a Castanha-da-Índia é aplicada na formulação de cremes e loções para embelezamento de pernas, com a consequente ação cosmecêutica de prevenção da formação de vasinhos e varises.

Por ativar a circulação periférica, também é usada em tônicos capilares e shampoos voltados ao tratamento de queda de cabelo.

Fitoquímica”

A constituição química da Castanha-da-Índia é rica em saponinas, flavonóides e vitaminas, como segue:

- saponinas triterpênicas(8-28%, principalmente aescina e aescigenina)

- flavonóides (quercetina, canferol e esculina)

- heterosideos cumarínicos (esculosideo)

- vitaminas (B, K1,C, pró-vitamina D)

- ácidos graxos (2-5%)

- proteínas (8-10%)

- taninos

- fitosterol

- açúcares.

 
 

Comentários

Luiz Carlos da Silva em 26/03/2010 às 08:54

Onde encontar a Castanha da India, em suas várias finalidades terapêuticas. Grato pela informação,LCarlosdaSilva

nilson romualdo viana em 25/04/2010 às 08:55

gostei muito da informacao sobre casatanha da india, quero saber qual e a funcao desta semente para ativar a circulacao no couro cabeludo e a formula que tenho que usar na cabeca para evitar a queda de cabelo, por meio de cha ou tem outra opcao

EURIPEDES FRANCISCO DA SILVA em 24/05/2010 às 19:56

As informações sobre a castanha da india, são muito oportunas, mas repito aqui o questionamento, do NILSON ROMUALDO VIANA de 25/04/2010, pois muita me ajudará as informações que forem enviadas:
quero saber qual é a funcao desta semente para ativar a circulacao no couro cabeludo e a formula que tenho que usar na cabeca para evitar a queda de cabelo, por meio de cha ou tem outra opcao?
Abraços
Euripedes

Osmário em 28/05/2010 às 17:41

Por quanto tempo se deve tomar castanha da índia?

Cláudia Czarnik Nagamine em 27/08/2010 às 20:17

Gostaria de saber qual a quantidade de pó de castanha da índia que é aconselhavel a um adulto tomar durante o dia. Tenho varizes e muitas dores nas pernas, sem contar que a pouca circulação aumenta consideravelmete as minhas olheiras.
Grata
Cláudia

hilza maria dos santos soares em 26/09/2010 às 13:18

quero saber se usando rutina,castanha da india ginkobilob para tratamento de ulcera varicosa se causa alergia no local.tenho varizes, e dores nas pernas e ma circulação que pode melhorar a ciculação e cicatrização de ulcera varicosa.
grata
Hilza

alessandra em 18/10/2010 às 18:19

tenho muita dor na perna esquerda que por sua vez esquenta muito ,minhas veias estão saltadas horriveis,gostaria de saber se não faz mal tomar a castanha pois uma pessoa me disse que é perigoso caso aja algum nodulo pode me dar derrame ou ate mesmo trombose ,ate que ponto tudo isto e verdade,por favor me ajudem a dor e imensa,trabalho em pé o dia todo (8:00)hs, não aguento mais obrigado desde ja.

Resposta: Antes de qualquer tratamento sempre um médico deverá ser consultado.

orovida em 30/11/2010 às 16:17

gostaria de saber se tem contra indicação e como tomar castanha da india ,tenho 56 anos e cinto muita dor nas pernas
obrigada

Eliete Gomes S em 20/01/2011 às 14:26

Tenho dificuldades para ir ao banheiro.Esta castanha me ajudou muito.Obrigada por ter conhecido esta castanha.

frank em 30/01/2011 às 14:33

posso usar a castanha da india com frequencia,ou seja diariamente e sem intervalos.as em cápsulas compradas em farmácias?

Olá Frank

Consulte um profissional

Dirce em 24/02/2011 às 10:54

Soube desta medicação por uma amiga que disse ser muita boa. PERGUNTO:Quanto tempo devo tomar a medicação castanha da índia pra prevenir o aparecimento de mais e pra diminuir as dores? É verdade que as varizes só sumirão com cirurgia? Tenho varizes e veias.
Grata,
Dirce Vital

Olá Dirce

Você deve consultar um profissional

vitoria em 24/03/2011 às 21:59

se a castanha da india emagreçe

Vitoria, não temos essa informação

Celio Jose Bendlin em 07/04/2011 às 11:37

Gostaria de saber quanto tempo devo tomar castanha da india para hemarroidas.


Celio, você deve consultar um profissional

vera somes em 06/07/2011 às 08:58

meu marido acabou de fazer uma cirurgia de retirada de trombo, e de aneurisma na perna. gostaria de saber se ele pode tomar castanha da india o sangue não circula bem nessa perna ele sente dormençia, medmo depois da cirurgia.

Resposta: Antes de qualquer tratamento sempre um médico deverá ser consultado.

joao antonio em 18/07/2011 às 18:00

Repetindo a pergunta da Cláudia
Gostaria de saber qual a quantidade de pó de castanha da índia que é aconselhavel a um adulto tomar durante o dia. Tenho varizes e muitas dores nas pernas, sem contar que a pouca circulação aumenta consideravelmete as minhas olheiras. Grata

Resposta: Você deve consultar um médico

keninha.souza@hotmail.com em 13/12/2011 às 23:25

Meu marido ja usa castanha da índia a mais de um ano suas varizes eram feias e salientes...hoje esta bem melhor, as veias diminuiram e visivelmente estao bem melhores no ponto de vista estético.

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web