Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Fitoterapia Pediátrica

FITOTERAPIA PEDIÁTRICA

Entrevista cedida pela Naturóloga, Pós - Graduanda em Fitoterapia Karina Parlangelo, que realizou um trabalho de pesquisa sobre a utilização da fitoterapia em crianças. Vale acrescentar que seu trabalho lhe gerou a nota máxima em sua Tese de Conclusão de Curso.


SNS*: O que é fitoterapia?

Karina Parlangelo: A Fitoterapia é a terapêutica que utiliza as plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas no cuidado à saúde. Os princípios ativos são as substâncias químicas produzidas pelas plantas que lhe conferem a ação terapêutica. Muitas pessoas pensam que por ser natural, a Fitoterapia é isenta de efeitos colaterais, mas a utilização da dose incorreta, da planta indevida ou auto-medicação errônea podem causar efeitos colaterais indesejáveis.


SNS: Existe alguma especificação para a utilização da fitoterapia na pediatria?

Karina Parlangelo: É importante que sejam respeitadas as indicações, dosagens e formas de administração sugeridas pelo profissional de saúde para que a utilização da Fitoterapia seja segura e eficaz, já que a criança é diferente do adulto e as indicações são diferentes conforme a faixa etária.


SNS: Como a fitoterapia pode beneficiar as crianças?

Karina Parlangelo: A Fitoterapia pode contribuir com o tratamento e prevenção de doenças comuns da infância. As formas de aplicação, como banhos, inalações, xaropes e pomadas, por exemplo, além de viáveis, facilitam a administração e aumentam a adesão da criança ao tratamento.


SNS: Quais são as plantas mais utilizadas em pediatria?

Karina Parlangelo: São utilizadas com mais frequência o Alcaçuz, Calêndula, Camomila, Cebola, Funcho, Hamamélis, casca da Laranja amarga, Lavanda, Melissa e Sálvia.


SNS: Qual é a idade mínima e a máxima que permitem a utilização da fitoterapia?

Karina Parlangelo: A idade permitida para utilização das plantas medicinais varia com relação a cada espécie e forma de utilização. A maioria das plantas para distúrbios gastrointestinais, afecções respiratórias, inflamações laríngeas e lesões cutâneas são indicadas para crianças acima de 1 ano de idade ou acima de 4 anos, dependendo da planta. A utilização é feita geralmente sob forma de chás, gargarejos, inalações, cataplasmas e banhos, de acordo com a queixa. Nos casos de constipação intestinal e distúrbios nervosos, as plantas indicadas podem ser utilizadas para maiores de 12 anos. A erva-doce, por exemplo, cujo uso é muito difundido em casos de flatulência e dores abdominais, deve ser utilizada apenas a partir dos 12 anos, segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS).


SNS: Aonde é possível adquirir as plantas fitoterápicas?

Karina Parlangelo: As plantas medicinais devem ser adquiridas em farmácias de produtos naturais. É necessário observar a data de validade na embalagem e principalmente o nome científico da planta, garantindo a utilização da espécie correta.


SNS: Quais as maneiras de ingestão dos fitoterápicos para as crianças?

Karina Parlangelo: A utilização da Fitoterapia na infância pode ser viabilizada principalmente através de banhos, cataplasmas, chás, compressas, gargarejos, inalações, pomadas e xaropes.


SNS: Você tem alguma receitinha especial para partilhar com os leitores do site Naturologia Saúde?

Karina Parlangelo: Nos casos de gripe e sinusite, é possível realizar uma inalação com Camomila (Matricaria recutita) em crianças a partir de 1 ano de idade. Deve-se colocar 1 colher de sopa das flores de Camomila em 1 litro de água fervida. Depois de 2 minutos, fazer a inalação durante 2 a 4 minutos. Coloque um pano entre o rosto e o recipiente, de modo que a criança inale o vapor, evitando o contato com os olhos e muita proximidade com o vapor quente.

______________________________________________

Karina Mendes Parlangelo
Naturóloga
Pós-graduanda em Fitoterapia pela FACIS
Contato: kmpnaturologia@gmail.com
São Paulo - SP

 

 

*Site Naturologia Saúde
www.naturologiasaude.com.br

 
 

Comentários

Elen Sacchi Zanotti em 09/08/2009 às 11:58 (web site)

Estou muito orgulhosa e lisonjeada com a publicação da entrevista que fiz com a Karina no site da APANAT!
Para mais informações, acessem o site www.naturologiasaude.com.br.
Estarei atualizando os conteúdos toda semana. Lá encontraram mais entrevistas e matérias sobre naturologia, dicas de saúde e casos de sucesso na prática clínica!
Um forte abraço!
Elen

elaine silva em 30/11/2011 às 13:48

bom dia doutora gostaria de saber se existe alguma receitinha para acalmar as crianças, pois meu filho tem 6 anos ele é um doce de criança mas tem vezes que da uns 5 minutos nele, principalmente quando é contrariado o que ele tiver na mão ele joga no chão, fica agressivo, sai batendo borta, pisando duro. eu gostaria de saber se a fitoterapia pode me ajudar nesse caso? pois não sei mais como lidar deixo ele de castigo mas vejo que ele não quer fazer isso, porque depois que dou um pega nela, falo sério com ele, ele fica mais calmo e age como se nada tivesse acontecido.
obrigada dr. por favor me ajude.

Elaine, para essas orientações você pode entrar em contato com a Naturologa Karina Mendes Parlangelo através do email kmpnaturologia@gmail.com ou pelo telefone (11) 9531-8519.

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web