Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - UMAPAZ - Sabedoria ancestral e meio ambiente - 08 de agosto

Incrições abertas para o curso:

"Sabedoria Ancestral e Meio Ambiente"
Visão de uma ecologia profunda


"... para os povos nativos, tudo é sagrado, o comer, o trabalhar, o sexo, etc... A dessacralização perpassa toda a experiência do homem das sociedades modernas..." (Mircea Eliade, in O Sagrado e o Profano)

A UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) oferece de 08 de julho a 05 de agosto, o curso "Sabedoria Ancestral e Meio Ambiente" ministrado por Edison Amoedo. São 50 vagas, abertas a todos os interessados.

O propósito do curso é fazer uma jornada pelas visões e lições ancestrais da sabedoria dos povos nativos e suas relações com o meio ambiente. Será focalizado especialmente o encontro das culturas do índio, do branco e do negro no Brasil que constitui uma das tradições nativas mais ricas do planeta.

Aspectos como Xamanismo, tradições folclóricas, arte, música, mitos e lendas serão abordados como instrumentos de transmissão dessa sabedoria perene. Veremos que certos "olhares de mundo" e técnicas hoje propostas de sustentabilidade, como: permacultura, manejos sustentáveis, terapias naturalistas, economia solidaria, entre outros remontam aos valores dessa ancestralidade que chegam até nossos dias como soluções para os problemas ecológicos do planeta. Como suporte teórico, serão utilizadas algumas reflexões baseadas em pensadores contemporâneos como Fritjof Capra, Zygmunt Bauman e Ken Wilber (entre outros), tentando estabelecer pontes entre a modernidade e os valores humanos fundamentais para a cultura de paz e o meio ambiente.


FACILITADOR: Ediam (Edison Amodeo)

Graduado em comunicação social, pós-graduando de psicologia transpessoal, estuda tradições comparadas há 15 anos, ministrando palestras e vivências relacionadas ao tema, contatando em suas viagens numerosas comunidades e lideranças nativas.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Wison Sá brito, etnomúsico, com repertorio de musicas afroamerindias.

SERVIÇO: Curso "Sabedoria Ancestral e Meio Ambiente"
Público focalizado: aberto a todos os interessados
Dias e Horários: 08, 15, 22 e 29/07 e 05/08/2009 (quartas-feiras), das 18h30 às 22h30 Facilitador: Ediam (Edison Amodeo)
Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa
Vagas: 50 - Participação gratuita
Local: UMAPAZ - Avenida IV Centenário, 1268 Portão 7-A - Parque Ibirapuera
Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 
 

Comentários

Niguém comentou esta notícia ainda. Seja o primeiro!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web