Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Vivência com a Natureza

Vivências com a Natureza - Aprendizado Sequencial - Módulo I

De 30 de março a 05 de outubro, a UMAPAZ oferece o curso “Vivências com a Natureza - Aprendizado Sequencial”, com o objetivo de instrumentalizar educadores e pessoas interessadas em desenvolver a percepção sobre o meio ambiente, sobre si mesmo, e sobre o outro.

Criada pelo educador e naturalista Joseph Cornell, fundador da Sharing Nature Foundation, a metodologia do Aprendizado Seqüencial é uma ferramenta eficaz para trabalhar com grupos de todas as idades, prioritariamente em áreas naturais. Simples e de fácil entendimento pelos participantes, ela propõe vivências e atividades lúdicas que criam um fluxo no qual os participantes são conduzidos a irem se aprofundando nas suas relações. É também uma ferramenta valiosa para o educador por trabalhar processos de concentração da atenção e formação da consciência de grupo.

O curso compreende três módulos de 16 horas cada. Os módulos são consecutivos, formando um todo contínuo. A situação ideal é a participação nos 3 módulos, mas aqueles que tiverem interesse em frequentar apenas o módulo I ou o módulo II poderão fazê-lo. No entanto, para participar do módulo III será pré-requisito a participação no primeiro e/ou segundo módulo.

As aulas serão realizadas às segundas-feiras, das 8h30 às 12h30. O cronograma é o seguinte: Módulo I - Conhecendo o Fluxo (dias: 30/03, 06, 13 e 27/04); Módulo II - Compreendendo o Fluxo (dias: 25/05, 01, 08 e 15/06) e Módulo III - Colocando em prática (dias: 14, 21, 28/9 e 05/10).

Programa: Módulo I - Conhecendo o Fluxo.

1º encontro (30/03): O que são Vivências com a Natureza, quais suas características, aplicações e potencial? Por que Vivências com a Natureza?

2º encontro (06/04): A metodologia do Aprendizado Sequencial-potencialidade e diferencial

3º encontro (13/04): Os princípios pedagógicos e filosóficos das Vivências com a Natureza.

4º encontro (27/04): Como ser um educador eficaz: aspectos do comportamento do educador, adequações para situações específicas, a auto-observação.

As aulas serão ministradas por Arianne Brianezi, educadora e especialista em Vivências com a Natureza (desde 2002), co-fundadora e diretora de projetos do Instituto Romã, onde realiza projetos de educação para sustentabilidade e ministra oficinas de formação. Foi facilitadora do Grupo de Diálogo e voluntária no programa A Paz Pede Parceiros, na Associação Palas Athena. A coordenação do curso é de Márcia Amélia Moura, técnica da UMAPAZ.

Os interessados em uma das 50 vagas abertas devem se inscrever pelo e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 
 

Comentários

Niguém comentou esta notícia ainda. Seja o primeiro!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web