Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Chá Branco - Comprovada suas propriedades terapeuticas

O chá branco e as suas surpreendentes propriedades terapêuticas comprovadas pela ciência

O mais nobre dos chás...
É a mesma planta que dá origem ao chá verde.
Raro, especial e caríssimo.
Conheça as propriedades terapêuticas dele.


No Brasil só agora ele está se tornando conhecido. Já na China e no Japão o chá branco há muito ganhou status de estrela
das bebidas nacionais, um verdadeiro requinte. Durante séculos, apenas os imperadores do Oriente tinham o privilégio de
degustar a infusão feita como melhor da Camellia sinensis árvore que dá origem a todos os legítimos chás (veja o
complemento). O chá branco é composto do miolo e da ponta das folhas mais jovens e só delas, colhidas uma única vez ao
ano, precisamente entre abril e maio.

O sabor é leve e adocicado o oposto do amargo chá verde, seu primo-irmão. Logo após a colheita as folhas são levadas para
uma fermentação brevíssima antes de passar pela secagem, o que explica a intensidade do aroma, diz Carla Saueressig,
representante no Brasil da rede alemã de lojas de chá Tee Gschwendner, uma das mais respeitadas no mundo. Já o chá verde
passa pela secagem imediatamente após a colheita. Por isso ele tem um gosto mais amargo e áspero, completa. Os cuidados
com a produção, bem como a raridade, justificam o preço pode custar até 50 vezes mais do que a infusão verde.

Ambas as variedades contêm as mesmas substâncias benéficas. A grande diferença é que o branco apresenta uma
concentração até dez vezes maior dos fitoquímicos que combatem e previnem doenças, conta Sylvana Braga, reumatologista
do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Entre as moléculas terapêuticas encontradas destacam-se os
bioflavonóides e as catequinas, potentes antioxidantes que afastam os radicais livres, culpados em grande parte pelos danos às células e, conseqüentemente, pelo envelhecimento.

As catequinas também têm o mérito de regular o sistema de defesa, explica a farmacêutica Camila Figueiredo, da Universidade Federal da Bahia. Elas estimulam a produção de citocinas, substâncias que avisam o corpo de que há uma ameaça em curso, e de células NK, sigla para natural killers, que, como o próprio nome em inglês sugere, são responsáveis por aniquilar os invasores. E os benefícios do chá branco não param por aí.

Um estudo com animais de laboratório realizado nos Estados Unidos pelo Instituto Linus Pauling, ligado à Universidadede Oregon, mostra que as substâncias do chá branco previnem o surgimento de alguns tipos de câncer, principalmente os que afetam o sistema digestivo. O mesmo trabalho indica ainda que o chá branco pode melhorar a densidade óssea e assim evitar a osteoporose , além de afastar os riscos de formação das dolorosas pedras nos rins.

Os americanos ficaram tão impressionados com os resultados da pesquisa que chegaram mesmo a comparar os efeitos da infusão aos de uma classe de remédios conhecida como antiinflamatórios não-esteróides, como o ácido acetilsalicílico e o paracetamol, que ajudam a diminuir as inflamações e aliviar as dores. Surpreendentemente, o chá apresentou uma ação similar à dessas drogas. O mais curioso: quando era engolido junto com esses remédios, parecia potencializar seus efeitos.

Os pesquisadores americanos sugerem três xícaras diárias da bebida para, entre outros benefícios, diminuir as chances de um ataque cardíaco em 11%. A reportagemda SAÚDE! não deixou de estranhar a recomendação que, afinal, é a mesma do chá verde. Se o chá branco é tão mais poderoso, em tese o organismo poderia se contentar com menos. Mas os estudiosos alegam que as experiências foram realizadas com essa dosagem e não se sentem seguros para prometer vantagens com um consumo menor.

O fato é que, hoje, até alguns médicos já indicam a infusão a seus pacientes. A procura é tanta que, em São Paulo, por exemplo, a lista de espera para quem quer comprar o chá branco chega a ser de mais de dois meses. Algumas farmácias já estão manipulando em cápsulas a versão em pó. Mas, por ser rico em cafeína, hipertensos e grávidas devem evitar consumilo, avisa a reumatologista Sylvana Braga.

 

Fonte: Revista Saúde é Vital
Texto: Anderson Moço
Fotos Dercílio - Design: Glenda Capdeville.

 
 

Comentários

Cristina M. Dias em 30/06/2010 às 14:32

Boa tarde!!
Vou fazer a minha monografia sobre a importancia e os beneficios do chá branco.
Gostaria se possível me enviar artigo sobre CHÀ BRANCO e também os objetivos específricos do mesmo. Obrigada

FRANCISCO bANDEIRA FILHO em 11/12/2011 às 00:12

QUE PENA...JA COMPREI O CHA, MAIS O FATO DEU SER HIPERTENSO NAO PODEREI TOMAR O CHA...MAIS ANTES DESSAS INFORMAÇÕES JA COSTUMO TOMAR CHA VERDE E NUNCA SENTI NENHUMA REAÇÃO ADVERSA. GOSTARIA DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CHA BRANCO E A POSSIBILIDADE E RISCO AO TOMAR O CHÁ, NO MEU CASO. OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA.

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web