Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Como aliviar a congestão com Aromaterapia

Como aliviar a congestão com aromaterapia


A causa mais comum da congestão dos pulmões e do sinus é o vírus da gripe ou do resfriado.
Também as infecções bacterianas secundárias que acompanham essas doenças podem ser especialmente desagradáveis, irritando a delicada mucosa do trato respiratório. O muco que causa a congestão é produzido para proteger a mucosa e eliminar a infecção.

Para alívio rápido, diminua a força a congestão usando óleos essenciais de eucalipto, hortelãpimenta e bergamota combinado com vapor. Lembre-se como é mais fáci respirar quando você entra num banho quente, cheio de vapor. O vapor abre as passagens apertadas dos brônquios, permitindo aos óleos essenciais penetrar e limpar as infecções virais ou bacterianas que estão causando o problema.

Dois dos melhores óleos essenciais para eliminar infecção são lavanda e eucalipto. Na verdade, estudos provam que uma diluição de 2% de óleo de eucalipto mata 70% das bactérias estafilococus existentes no ar. Anis, hortelã-pimenta e eucalipto reduzem a tosse, talvez por suprimir o reflexo da tosse no cérebro. Cipreste seca uma coriza persistente.

Para criar um vapor terapêutico, adicione algumas gotas de óleo essencial em uma panela de água fervente. Você também pode usar um umidificador - alguns modelos, na verdade, vêm com um compartimento para óleos essenciais. Se você estiver no escritório ou viajando e for impossível fazer o vapor, tente inalar um lenço com esses óleos, ou use um inalador nasal natural. Eles podem ser encontrados em farmácias e casas de produtos naturais, mas você mesmo pode fazer esse inalador usando a receita do quadro abaixo. Se você não tem um difusor em casa, mas gostaria de desinfetar o ambiente, simplesmente misture água e óleos essenciais, coloque numa garrafa com spray e borrife o ar com a mistura.

Ungüento vaporizante (uma pomada contendo óleos essenciais descongestionantes) ou óleo de massagem também pode ser passado e esfregado no peito, nas costas e na garganta para aliviar a congestão. Pomadas vaporizantes aumentam a circulação e o calor no peito enquanto são absorvidos pela pele. Colocar uma peça de flanela com óleo essencial no peito vai aumentar o ação de aquecimento.

Produtos comerciais, como Vick VapoRub, ainda usam derivados de óleos essenciais (ou seus óleos sintéticos similares), como timol, do tomilho, e mentol, da menta, em uma pomada à base de petróleo, mas mais alternativas naturais estão disponíveis em qualquer loja de produtos naturais.

A receita de vaporização dada aqui usa eucalipto, que é simples e eficaz, mas você pode substitui-lo por qualquer um dos óleos essenciais listados abaixo, exceto por cravo-da-índia e tomilho, que podem ser irritantes quando inalados. Contudo, todos os óleos mencionados podem ser usados em uma pomada vaporizadora. Se você estiver com problemas para decidir que óleos usar, veja o perfil dos óleos para determinar suas diferenças e que óleos podem ter qualidades adicionais que você gostaria de incluir.

Óleos essenciais contra infeções respiratórias: benjoim, cravo-da-índia, eucalipto, lavanda, manjerona, tea tree, tomilho.

Óleos essenciais para aliviar a congestão das mucosas: benjoim, sândalo, cravo-da-índia, cipreste, eucalipto, gengibre, hortelã-pimenta, tea tree, tomilho.


Aromaterapia para congestão do peito

Use essas receitas simples para criar descongestionantes naturais.

Inalador nasal

* 5 gotas de óleo essencial de eucalipto
* 1/4 de colher de chá de sal grosso


Coloque o sal em um pequeno frasco de vidro com tampa e
adicione o óleo essencial. O sal vai absorver o óleo, assim não
derramará quando você carregar o frasco. Quando necessário,
abra o frasco e inspire profundamente. Essa mesma técnica
pode ser usada com qualquer óleo essencial listado acima.
Inspire quando necessário ao longo do dia.

Pomada vaporizadora

* 12 gotas de óleo essencial de eucalipto
* 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
* 5 gotas de óleo essencial de tomilho
* 28 g de azeite de oliva

Coloque os ingredientes em uma garrafa de vidro. Agite bem
até misturar os óleos igualmente. Massageie gentilmente o
peito e a garganta com o óleo. Use de uma a cinco vezes por
dia e especialmente antes de ir dormir.

 

SOBRE O AUTOR: Kathi Keville é diretora da American Herb Association e editora da American Herb Association Quarterly
newsletter. Escritora, fotógrafa, consultora e professora especializada em aromaterapia e ervas por mais de 25 anos, ela
escreveu vários livros, incluindo Aromatherapy: The Complete Guide to the Healing Art and Pocket Guide to Aromatherapy, e
escreveu mais de 150 artigos para revistas como New Age Journal, The Herb Companion e New Herbal Remedies.
Fonte:

 
 

Comentários

Niguém comentou esta notícia ainda. Seja o primeiro!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web