Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Uma Paz - Homenagem ao Prof. Dr. José Goldemberg - 29 de junho

No dia 29 de junho, segunda-feira, às 16h, a Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) irá homenagear o professor doutor José Goldemberg por sua relevante contribuição no âmbito das Ciências e ao desenvolvimento sustentável. O evento contará com a realização de uma mesa redonda com a participação do Prof. Dr. Oswaldo Lucon, da CETESB,  do Prof. Dr. Giorgio Moscati, do Instituto de Física da USP, da Sra. Yael Steineir, do Centro de Cultura Judaica, e de Eduardo Jorge, Secretário do Verde e Meio Ambiente.

 A intenção dessa atividade é a reconhecer e manter a memória daqueles que, no passado ou contemporaneamente, contribuem para o desenvolvimento sustentável e a construção da cultura de paz; ampliando as oportunidades de conhecimento, pela população, de vidas e obras exemplares.

José Goldember - Um dos criadores do Proálcool, o físico José Goldemberg é uma das principais autoridades em energia no Brasil e no mundo. Seu livro "Energia para um mundo sustentável", feito em parceria com outros pesquisadores, ajudou a quebrar o paradigma vigente até então de que energia era algo diretamente ligado ao Produto Interno Bruto e que, portanto, quanto mais fosse usada, melhor. Eleito em 2007 pela revista Time como um dos Heróis do Meio Ambiente, Goldemberg recebeu em 2008 o Prêmio Planeta Azul, considerado o Nobel do conservacionismo, concedido pela Asahi Glass Foundation a pessoas que se destacam nas áreas de pesquisa e formulação de políticas públicas na área ambiental. Ocupou diversos cargos acadêmicos e políticos, entre eles a Reitoria da USP (1986-90), a Presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), as Secretarias de Ciência e Tecnologia (1990-91) e do Meio Ambiente do Governo Federal (1992), o Ministério da Educação do Governo Federal (1991-92) e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (2002-06).

Galeria de Retratos - A UMAPAZ criou, em maio de 2008, no hall de entrada de sua sede, uma Galeria para homenagear e manter a memória daqueles que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a construção da cultura de paz, promovendo a diversidade pacífica e o reconhecimento das diferenças, modos de vida, crenças, valores e comportamentos, bem como o cuidado mútuo, o bem-estar e o compartilhamento igualitário dos recursos da terra entre seus habitantes. Entre os já homenageados pela UMAPAZ estão: Chiara Lubich, Martin Luther King, Nelson Mandela, Marechal Cândido Rondon, Irmãos Villas-Bôas, Chico Mendes, Marina Silva, Mahatma Gandhi, São Francisco de Assis, Sergio Vieira de Mello, Irena Sendler,  Dom Helder Câmara e Herbert de Souza (Betinho).

 

SERVIÇO: HOMENAGEM AO PROF. DR. JOSÉ GOLDEMBERG
Data e Horário: 29 de junho (segunda-feira), às 16h.
Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268 - Portão 7-A - Ibirapuera - Tel: (11) 5572-1004
PARTICIPAÇÃO ABERTA - NÃO É NECESSÁRIO INSCREVER-SE

 
 

Comentários

Niguém comentou esta notícia ainda. Seja o primeiro!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web