Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - VI CONBRANATU - PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO DOS DIAS 24 e 25

PROGRAMAÇÃO DOS DIAS 26 e 27

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE NATUROLOGIA
IV FÓRUM CONCEITUAL DE NATUROLOGIA
II JORNADA DE ESTUDOS SOBRE O SIMBOLISMO DA NATUROLOGIA

TEMA: “Construindo a história da Naturologia: conceitos e práticas”.

DATA: de 24 a 27 de outubro de 2013 – São Paulo – SP

O VI Congresso Brasileiro de Naturologia acontecerá no período de 24 a 27 de outubro do ano de 2013, no município São Paulo – SP, e será realizado pela Associação Paulista de Naturologia (APANAT) em parceria com a Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA) e apoio das Universidades Anhembi Morumbi (UAM) e do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Desde a criação do seu primeiro curso no país, há quinze anos, a Naturologia vem se aprimorando e se consolidando em seu objetivo de formar profissionais que contribuam para o atendimento das demandas na área da saúde; profissionais capazes de lidar com os aspectos problemáticos desse campo, preparados não só para satisfazer as necessidades da população nos processos de saúde e de doença, como também para ajudá-la a participar ativamente desses processos, de maneira que ela venha a conquistar maior autonomia na vida.

O tema principal do nosso VI Congresso Brasileiro de Naturologia é “Construindo a história da Naturologia: conceitos e práticas”. A programação foi cuidadosamente elaborada para atender as necessidades de alunos e profissionais da Naturologia.
Desta forma, para um melhor desenvolvimento da temática, as palestras abrangerão a atuação do naturólogo em sua prática e conceito, sendo assim dividido em vivências e teorias dos procedimentos na formação naturológica.

Os objetivos maiores do VI Congresso Brasileiro de Naturologia são:
1) Auxiliar na formação acadêmica e profissional do naturólogo;
2) Promover a integração entre alunos e profissionais da Naturologia com outros profissionais da área da saúde;
3) Agregar conhecimentos de outras áreas que auxiliam no processo de formação do naturólogo;
4) Fornecer um pensamento teórico, vivenciar os sentidos e desenvolver a força do querer para construir o futuro da Naturologia.

O IV Fórum Conceitual de Naturologia tem como objetivos:
1) Proporcionar avanços no conhecimento teórico em Naturologia, principalmente no tocante às diretrizes epistemológicas;

2) Proporcionar o acesso e a reflexão sobre temas fundamentais da Naturologia, incluindo a práxis naturológica, o ensino e sua interface com as bases teóricas.
A II Jornada de Estudos sobre o Simbolismo tem como objetivo:
1) Convidar os naturólogos e graduandos a desenvolver um símbolo que possa traduzir a identidade da Naturologia.
Esse evento é de extrema importância para a consolidação da Naturologia! É um momento para naturólogos e estudantes se unirem em uma ação solidária e participativa em prol do fortalecimento e do reconhecimento da profissão.
Participe, faça parte desta construção!

Associação Paulista de Naturologia e Associação Brasileira de Naturologia

IV FÓRUM DE BASES CONCEITUAIS DA NATUROLOGIA

O conhecimento é vivo!
Assim, o conhecimento naturológico está em constante movimento, construção e reconstrução, acompanhando uma característica orgânica e sensível, fundamental na complexidade das ações voltadas à saúde humana.
Desde a sua criação, a naturologia vem construindo com muita paixão sua identidade, seu campo de atuação e as sua maneira de compreender e interagir com o ser humano. Desta identidade, cada vez mais, emerge a conciliação, o diálogo entre racionalidades diferentes, transitando assim por fronteiras antes inexploradas do conhecimento, ampliando a visão do ser humano e a maneira de se relacionar com ele.
O naturólogo cria então pontes, é fruto de religações e de ampliações que rompem fronteiras no conhecimento e propõe novas mudanças de paradigma em saúde.
Quando utilizamos de elementos da Medicina Tradicional Chinesa, da Ayurveda, da Antroposofia, Xamanismo, da Fitoterapia, até mesmo do conhecimento biomédico, cada qual embasado em uma maneira de entender o ser humano, com linguagens e cosmologias diferentes, criamos a possibilidade de diálogo e de reconstrução de fronteiras no conhecimento, barreiras antes fortemente delimitadas.
O fórum deste ano levanta, além das definições, a questão do diálogo entre racionalidades e a emergência do conhecimento naturológico, de novos paradigmas e conhecimentos que nascem a partir destas pontes, deste diálogo.
Contamos com a participação de todos,
Comissão Organizadora do IV Fórum Conceitual de Naturologia.

Objetivos do fórum


1. Proporcionar avanços no conhecimento teórico em Naturologia, principalmente no tocante às diretrizes epistemológicas.
2. Proporcionar o acesso e a reflexão sobre temas fundamentais da Naturologia, incluindo a práxis naturológica, o ensino e sua interface com as bases teóricas.
Nota: não é objetivo do fórum fechar uma definição de Naturologia; mas os participantes que o desejarem podem sim apresentar trabalhos com propostas de definição; espera-se que no final do fórum tenhamos avançado no aprofundamento das bases conceituais da Naturologia.

Estrutura

1. O III Fórum Conceitual de Naturologia será um evento gratuito e aberto ao público.
2. As discussões ocorrerão mediante a apresentação de papers (escritos) acerca da reflexão teórico-epistemológica da Naturologia.
3. Cada autor que tiver seu paper selecionado terá um tempo de apresentação oral a ser definido posteriormente conforme o número de trabalhos aprovados.
4. As mesas de discussão ocorrerão entre os autores dos papers selecionados, moderadores e haverá interação com o público do fórum.
Nota: devido ao tempo reduzido de fórum, os papers serão selecionados por uma comissão. Esta será constituída por professores do curso de Naturologia e terá como objetivo organizar os conteúdos a serem discutidos no fórum.
Norma para a submissão dos papers:

1. Os papers devem contemplar reflexão teórico-crítica acerca dos fundamentos e princípios da Naturologia, com enfoque preferencialmente voltado ao diálogo entre racionalidades e naturologia.
2. A estrutura do texto é livre, no entanto deve ser organizada e clara.
3. Os papers devem tratar de uma problemática específica e devem ser fundamentados preferencialmente em correntes de pensamento epistemológicas, sociológicas, filosóficas, ou mesmo na experiência prática, sendo as ideias de outros autores devidamente referenciadas.
4. Os trabalhos deverão ser produzidos necessariamente por Naturólogos formados, estudantes de Naturologia ou professores do curso de Naturologia.
5. Os trabalhos deverão ter no mínimo 03 páginas e no máximo 10 páginas. Fonte arial, tamanho 12, espaçamento 1.5, justificado, margens de 2,5cm.
6. Os papers devem ser enviados até o dia 23.09.2013 para o seguinte e-mail: forumconceitualdenaturologia@gmail.com

Critérios de seleção dos papers
1. Adequação do tema proposto aos objetivos do fórum.
2. Estrutura e adequação às normas de submissão.
3. Relevância e contribuição do paper.
4. Dedicação e cuidado em relação ao tema tratado.
5. Organização dos conteúdos, referências e ideias propostas.
Nota: durante as discussões na mesa, a comissão avaliadora poderá mencionar trechos (relevantes para o fórum) de trabalhos que não foram aprovados para apresentação oral, sendo os respectivos autores devidamente referenciados.

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE NATUROLOGIA
EM BUSCA DE UM SÍMBOLO PARA A NATUROLOGIA

Prezado Profissional de Naturologia e Estudante:

Com o apoio da APANAT, da ABRANA e dos cursos de Naturologia da ANHEMBI MORUMBI e da UNISUL, nós, da Comissão Organizadora do VI CONBRANATU, convidamos você a participar da “II Jornada de Estudos sobre o Simbolismo da Naturologia”.
Em nossa I Jornada tivemos a participação de 7 trabalhos que nos foram enviados, avaliados pelo público através da internet e apresentados no Congresso passado, contribuindo com um bom material, tanto de imagens e símbolos criados, quanto de elementos conceituais à respeito do que acreditamos ser a essência da Naturologia. Todo esse material continua disponível no grupo do Facebook e seguirá adiante em nossas discussões e sínteses.
Nesse momento queremos dar mais um passo em direção ao nosso objetivo, que é a criação, lapidação e consolidação do símbolo de nossa profissão.
Esclarecemos que a presente jornada se destina à reunião de mais materiais a respeito de alguns dos diversos símbolos possíveis e uma discussão mais aprofundada. No entanto, nada impede que dentre os símbolos pesquisados ou criados nesta jornada venha a surgir aquele que futuramente acabe por se firmar como o nosso – e é justamente por isso que contamos com a participação de todos para mais esse passo.
Dessa vez, além de abrirmos espaço para que novos trabalhos sejam realizados, contendo as imagens e suas explicações conceituais, também abrimos para a participação de trabalhos puramente conceituais que venham contribuir com os elementos da Naturologia que acreditamos serem essenciais para nos representar.
Os trabalhos inscritos (tanto aqueles contendo imagens, quanto os puramente conceituais) enviados para a presente jornada serão reunidos, posteriormente serão trabalhados em grupos de discussões e os resultados apresentados no dia 24 de outubro de 2013 na Universidade Anhembi Morumbi – Campus Vila Olímpia - São Paulo - SP, das 10h às 12h. Posteriormente, todo material apresentado continuará sendo lapidado pelas pessoas interessadas e encaminhado a profissionais da área de criação visual.
O espírito que move a sequência da presente jornada é continuar a buscar um símbolo ou símbolos, discutir qual o significado e qual a sua relação com a Naturologia, permitindo assim desenvolver a nossa identidade e o sentido de ser naturólogo. Símbolos cujos desenhos e significados nos ajudem a lembrar de quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

Para que nossos esforços nos levem na direção desejada, estabelecemos algumas regras para a participação no evento, dentre as quais destacamos a seguinte: cada pessoa (ou grupo de pessoas) interessada em apresentar um símbolo ou elementos essenciais nesta segunda jornada deverá fazê-lo através da elaboração de um “Estudo sobre o Símbolo” e/ou “Estudo de Elementos essenciais”. A forma de elaborar tais trabalhos estão explicadas no regulamento anexo à essa carta.

Atenciosamente, agradecemos a todos que puderem contribuir, pois é desse trabalho que em um futuro breve estaremos conhecendo e consolidando o tão sonhado Símbolo da Naturologia.

Comissão Organizadora do VI Congresso Brasileiro de Naturologia.

 
 

Comentários

Fernando Hellmann em 13/09/2013 às 13:45

Parabéns a equipe Apanat e Abrana pela programação!! Vamos lá marcar presença!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web