Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - 74º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura e Paz

 

 

 

 

74º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz
parceria UNESCO – Palas Athena

COMPLEXIDADE, SISTÊMICA E HOLISMO:
HIPÓTESES POSSÍVEIS ACERCA DA REALIDADE

a cargo do Prof. Dr. Nelson Fiedler-Ferrara.


Um dos pressupostos deste fórum é que a vida humana é facilitada se formos capazes de perceber e discutir hipóteses sobre a realidade. Ao lado do realismo – realidade de um mundo externo – adotamos também a hipótese de que a realidade apresenta uma estrutura em vários níveis.

Caso o viver criativo faça parte de nossas concepções a respeito do viver, se compreendemos que o ser humano é também artífice do seu devir, se pretendemos que a educação seja a preparação para viver o futuro – “um futuro que ainda não sabemos qual será” – se a nossa ação na sociedade se deseja consequente, então, adotar hipóteses sobre a realidade é essencial.

O exercício dessa adoção é difícil. Necessita, antes de tudo, um esforço ontológico e gnosiológico, este último referindo-se à validade do conhecimento em função do sujeito cognoscente.

Este fórum se propõe a fornecer elementos que possam facilitar a compreensão de hipóteses sobre a realidade como a complexidade, a sistêmica e o holismo, não sem proceder-se à discussão crítica desses, e de modelos que têm sido construídos a partir dessas hipóteses. Na medida do possível, serão apresentados exemplos elucidadores.

Em particular, a partir de conceitos da complexidade e da chamada emergência – a capacidade de um sistema exibir propriedades não inerentes a seus componentes – discutem-se as possibilidades de construção de sistemas emergentes para finalidades específicas, isto é, sistemas construídos com o conhecimento do que seja complexidade e emergência.

NELSON FIEDLER-FERRARA,é livre-docente, Professor Associado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Físico teórico de formação, tem, nos últimos anos, orientado e participado de projetos interdisciplinares, construídos a partir de referenciais complexistas. Foi agraciado, em 1994, com o Prêmio Jabuti, pelo livro “Caos: uma introdução”, escrito com Carmen Prado.


ENTRADA FRANCA

11 de agosto de 2009• terça-feira • 19 horas
Auditório do MASP • Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 - São Paulo - SP (Estação Trianon-Masp do Metrô)
Informações: Palas Athena (11) 3266-6188
Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz
www.comitepaz. org.br - www.palasathena. org.br

 
 

Comentários

Niguém comentou esta notícia ainda. Seja o primeiro!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web