Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Outono X Problemas Respiratórios X Aromaterapia

Outono x Problemas Respiratórios x Aromaterapia

Publicado por Vanessa Castello Branco em Saúde – 11/05/2009


Humm… chegou a época dos resfriados, gripes, sinusites, rinites e demais afins…rsrs

Como muita gente pede um help por causa desses probleminhas respiratórios decorrentes da mudança do tempo, achei interessante deixar uma dica de aromaterapia que vai mudar a vida de muitos nessa época do ano!

O tempo seco e os ambientes fechados comuns no outono facilitam a transmissão dos nossos “amigos” vírus e também os processos alérgicos a fungos e bactérias. Desse jeito, fica todo mundo de nariz escorrendo mesmo, com dor de cabeça, mal estar e todos os outros sintomas que conhecemos bem.

Pra dificultar a ação desses bichinhos creio que o melhor jeito é usar e abusar da aromaterapia.

O uso de difusores com óleos essenciais aumenta a oxigenação dos ambientes e conseqüente purificação do ar no local. Alguns óleos, além de “filtrarem” o ar, também possuem ação antiséptica, anti-infecciosa, antifúngica, imunoestimulantes, etc etc, que auxiliam a prevenir e combater os agentes causadores desses males respiratórios.

Então, pra gente começar o movimento *Chega de Nariz Escorrendo!* podem preparar o Kit Outono e levar pro escritório, escola, consultório, casa e qualquer outro lugar um difusor, de preferência do tipo plug e os seguintes óleos essenciais:

*Hortelã-pimenta
(algumas propriedades: estimulante do sistema nervoso e respiratório, antiespasmódico, tônico, estomáquico, digestivo, carminativo, expectorante, descongestionante, febrífugo, antiséptico, analgésico, antineurálgico, antidepressivo, etc)

*Lavanda
(calmante, analgésico, antiespasmódico, anticonvulsivo, antidepressivo, antiséptico, citofilático, diurético, antireumático, cicatrizante, descongestionante, cefálico, repelente de insetos, etc)

*Eucalipto-globulos
(antiséptico, balsâmico, expectorante, antiespasmódico, febrífugo, estimulante, cicatrizante, parasiticida, equilibrante, etc)

*Tea Tree

(antifúngico, anti-infeccioso, antiséptico, imunoestimulante, balsâmico, expectorante, cicatrizante, parasiticida, etc)

Não tem segredo para usar esta formulinha; em ambientes pequenos coloque um pouquinho de água no difusor e basta uma gotinha de cada O.E. Se o lugar for grande, arejado, espaçoso, pode dobrar! E se você gostar mais de uma ou outra fragrância, ou então estiver com um sintoma específico que algum destes óleos é mais indicado, pode acrescentar uma gota a mais desse O.E.

Também vale fazer inalação se estiver com alguma dessas doenças chatinhas..rs

Lembrem sempre de verificar bem a procedência de seus fornecedores (visto que óleo essencial é coisa séria e não pode correr o risco de comprar óleo sintético):

E não reclamem dos preços, O.E. é caro mesmo, mas vão durar uns anos e fazer com que economizem bons tostões em remédios!!!

É isso por hoje!!

Usem, abusem e depois me contem….

Beijinho,

Vanessa.

 
 

Comentários

Vanessa em 22/06/2010 às 19:05 (web site)

Queridos e queridas da Apanat,

Obrigada pela confiança e oportunidade de estar aqui dividindo minhas experiências.

Temos construido um caminho belo e gratificante dentro da nossa profissão nestes últimos anos e sinto um imenso orgulho de ver o quão fortalecida a Apanat se tornou neste tempo.

Parabéns por toda força e empenho, sempre!

Com carinho,

Van

afonso em 26/06/2010 às 23:08

onde posso comprar o.s., em belem do para, voce pode me ajudar.
obrigado

Vanessa em 05/07/2010 às 18:23 (web site)

Oi Afonso,

É muito fácil comprar óleos essenciais de boas marcas pela Internet. Geralmente as empresas que trabalham com estes produtos têm lojas online. Dê uma olhada no site da sua marca de preferência, se eles não venderem pela net, tenho certeza que indicarão um distribuidor próximo a vc.

Até mais,

Vanessa

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web