Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Professores discutem certificações no curso de Naturologia

 

Professores Discutem Educação Permanente e Certificações no Curso de Naturologia

 

publicado em 29/08/2011: http://naturologiaunisul.wordpress.com/ 

 

Professores do Curso de Naturologia reuniram-se neste sábado, dia 27/08, para discutir as Certificações e o Modelo de Educação Permanente – novo modelo do processo de ensino-aprendizagem da UNISUL. Nesse modelo, a pesquisa e a extensão fazem parte integrante do ensino propriamente dito e a avaliação requer mudanças drásticas, pois não será avaliado o que se sabe das referências disciplinares, mas sim se o acadêmico sabe articular tais conhecimentos na prática.

O ensino baseado em conteúdos disciplinares dá espaço ao ensino por competências. O ingresso em cursos de certificações é permanente, ou seja, não seria necessário, em algumas ocasiões, esperar um semestre para ingressar em uma carreira. O foco é desenvolver competências que supram as necessidades do cotidiano do trabalho e, como vivemos em um mundo em que as transformações são constantes chegando ao ponto de termos que ensinar e aprender coisas que ontem não se faziam necessárias, precisamos ter formas de que o próprio acadêmico possa retornar a universidade, mesmo que seja para algumas poucas aulas, rever alguns conhecimentos sem ter que para isso cursar toda uma disciplina, o que exige flexibilidade curricular.

No curso de Naturologia, por exemplo, o Acadêmico poderá receber a certificação de Massoterapeuta antes de se graduar em Naturologia e, assim, ingressar progressivamente no mercado de trabalho. A avaliação parte da problematização da realidade, e isso não é novo, Paulo Freire há tempos apontava esse caminho. A Educação Permanente requer transformações pedagógicas que formem profissionais capazes de solucionar problemas, de trabalhar em equipes, profissionais críticos, criativos, empreendedores, competentes eticamente, tecnicamente e até politicamente.

 

 

 

 
 

Comentários

Niguém comentou esta notícia ainda. Seja o primeiro!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web