Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Secretaria de Saúde realiza encontro de promoção de saúde

Cidade de Amparo - SP

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA ENCONTRO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, no Ginásio do Atlético Clube, o I Encontro Municipal de Promoção da Saúde: Em Defesa da Vida, com apresentação de exercícios de Lian Gong.
A apresentação coletiva ocorreu no dia 5 de dezembro, com a participação dos grupos de Lian Gong de todas as Unidades de Saúde, como encerramento do programa desenvolvido em 2007. A atividade contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre usuários do SUS e profissionais de saúde formados como monitores de Lian Gong.
As práticas corporais e atividades físicas são importantes ações de Promoção da Saúde e têm sido incentivadas pelo SUS na prevenção de adoecimento e de agravamento de doenças, sobretudo doenças como a hipertensão arterial, o diabetes mellitus, doenças reumáticas (artroses, artrites, tendinites etc.) e quadros depressivos.
As atividades físicas desenvolvidas em grupos também favorecem o relacionamento social ajudando na auto-estima e ampliando redes sociais.
A Secretaria de Saúde de Amparo tem investido na oferta de atividades de incentivo às práticas corporais e atividades físicas, buscando a cada ano ampliar e diversificar as ofertas.
Grupos de caminhada e alongamento, sob coordenação de agentes comunitários de saúde, são realizados na maioria das Unidades de Saúde da Família há mais de cinco anos, e a partir de 2004, numa parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, iniciaram-se as atividades físicas monitoradas por estagiários de Educação Física nas USFs da área urbana e dos distritos.
Em 2006, essas atividades foram ampliadas com a oferta de Yoga nos serviços de saúde, com contratação de profissional especializado, e, em 2007, foi realizada a capacitação de 81 servidores públicos da Secretaria da Saúde para desenvolverem atividades de Lian Gong, com a implantação de grupos em todos os serviços de saúde, a partir de junho desse ano. O investimento de 2007 foi possível com recurso financeiro do Ministério da Saúde repassado ao município, cujo projeto Incentivo às Práticas Corporais e Atividade Física foi selecionado dentre centenas de todo o país, através de edital específico da Secretaria de Vigilância Sanitária/ MS.


O Lian Gong

O Lian Gong, através de seus 32 anos de existência, tem sido eficaz na diminuição da sintomatologia dos pacientes, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
O Lian Gong compõe-se de duas partes, a primeira trata de desequilíbrios e dores no corpo e previne o seu aparecimento; a segunda trata as tenossinovites e disfunções dos órgãos internos, assim como as dores nas extremidades das articulações, prevenindo igualmente o aparecimento dessas disfunções.
Cada exercício, com sua movimentação global, age na melhora de uma patologia localizada, com a participação de todo o corpo, contribuindo para: o fortalecimento do físico (melhora do alongamento, da capacidade respiratória); aumento do efeito terapêutico do tratamento médico; diminuição do tempo de tratamento; proporcionar aos pacientes o conhecimento do seu próprio corpo e percepção de si mesmos, através de um processo educativo corporal e da consciência de posturas mais eficientes com menos gasto energético; diminuir os sintomas apresentados; melhorar a compreensão da relação entre tensão física x mental; proporciona maior autonomia, estimulando uma participação mais ativa dos pacientes nas questões relacionadas à sua saúde, assumindo atitudes de auto-cuidado; consolidação do efeito terapêutico após o tratamento e prevenção de recaída da doença; adequada utilização de fármacos no tratamento de quadros de dor crônica.


Yoga

Outra atividade do Encontro de Promoção da Saúde foi encontro dos grupos de Yoga, realizado no dia 2/12, que reuniu cerca de 100 pessoas, usuárias dos serviços de saúde de Amparo que praticam a atividade nas USF, Cerest e Caps. A atividade de Yoga visa oferecer atividade terapêutica complementar a pessoas com dores crônicas, especialmente aquelas decorrentes de doenças relacionadas ao trabalho.
O ENCONTRO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE foi um evento em celebração da vida, o que devemos fazer não somente nesses momentos festivos, mas todos os dias.


Fonte:http://www.amparo.sp.gov.br/noticias/agencia/2007/12_dezembro/141207_saude.htm

 
 

Comentários

Niguém comentou esta notícia ainda. Seja o primeiro!

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web