Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Ipê: Usos, Evolução e a nova Classificação - 26 de março

O Herbário Municipal convida todos os interessados para a palestra: "Ipês: usos, evolução e a nova classificação", que será apresentada pelo biólogo Rafael Felipe de Almeida no dia 26 de março, às 14h, no Auditório da UMAPAZ.

Considerada por muitos como a árvore símbolo do Brasil, os ipês são árvores pertencentes à família das bignoniáceas, podendo ser encontradas em seu estado nativo por todo o Brasil. Há muitos séculos, o ipê - também chamado de pau-d'arco, no Norte - vem sendo apreciado tanto pela excelente qualidade de sua madeira, quanto por seus efeitos ornamentais, decorativos, e até medicinais (lapachol).

Recentemente, o gênero Tabebuia¸ que abrangia os ipês, passou por revisão taxonômica, baseada em dados moleculares e morfológicos. Com isto foi restabelecido o gênero Handroanthus. Serão abordados princípios da nova classificação botânica.


Palestrante: Rafael Felipe de Almeida foi estagiário do Herbário Municipal, tendo realizado estudo florístico no Parque da Independência. Atualmente estuda Taxonomia de Bignoniaceae na Universidade de São Paulo.

Público focalizado: aberto a todos os interessados

Dia e Horário: 26 de março, às 14h.

Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268, Portão 7A - Parque Ibirapuera

Promoção: Herbário Municipal e UMAPAZ

 
 

Comentários

letycia em 23/08/2011 às 21:46 (web site)

eu adoro ipe e fantatico

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web