Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Receitas Caseiras: Um olhar antropológico sobre as práticas populares de cura

Pesquisa de Iniciação Científica realizada por Flavia Placeres e Carolina Mendes Serafim, sob orientação da Professora Adriana Elias Magno Silva.

Resumo: O presente trabalho fez um levantamento piloto sobre as práticas populares de cura na cidade de São Paulo. Com um recorte econômico, para delimitar os informantes, a pesquisa procurou levantar práticas populares de cura que estivessem preservadas no universo cotidiano familiar dos informantes.

Esta pesquisa partiu da hipótese de que a medicina popular está presente na cultura brasileira tanto em comunidades rurais e pobres como em grandes centros urbanos como a cidade de São Paulo, mostrando que a relação entre a medicina convencional e o conhecimento popular tradicional é concomitante e não excludente no mundo contemporâneo.

A Medicina Popular é constituída por um amplo e complexo conjunto de concepções de vida e de valores que configuram um significado forte e verdadeiro para os que a utilizam podendo ser um elemento representativo para se pensar a cultura brasileira.

 
 

Comentários

joel viana em 13/10/2009 às 11:00

Olá,meu nome é Joel,
Sou estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Marahão(UFMA),vi o resumo de sua pesquisa "Receitas Caseiras: Um olhar antropológico sobre as práticas populares de cura" e achei muito interessante,estou desenvolvendo un trabalho na mesma linha de pesquisa(medicina popular)e gostaria de poder ler sua pesquisa na íntegra,se for possível.Seria muito útil pra mim.
Vocês podem me enviar por e-mail a pesquisa?
Se sim ,desde já agradeço .E com certeza será citada nas minha referencias bibliográficas.
Joel Viana,São Luís-MA,13 de outubro de 2009.

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web