Apanat - Associação Paulista de Naturologia

(esqueci a senha) (cadastre-se)
página inicial

Blog - Utilização da Colorpuntura no Tratamento da Osteoartrite de Joelho

As Naturólogas Glicia Fonseca de Oliveira, Amanda Ghiraldelli Giuseppe e Naíla Sulliman realizaram uma pesquisa utilizando a colorpuntura. Leiam o resumo:

O envelhecimento pode ser definido como um processo progressivo de declínio fisiológico, provocador de alterações morfo-fisiológicas e emocionais. A osteoartrite afeta de 6% à 12% da população adulta no Brasil, e mais de um terço das pessoas com mais de 65 anos.
A osteoartrite de joelho caracteriza-se por seu caráter inflamatório, degenerativo e de evolução lenta, sendo mais comum em mulheres adultas jovens e idosas. Além das limitações fisiológicas, emocionalmente o portador de osteoartrite de joelho inicia processos ansiosos e depressivos, atribuído pela limitação social através da dor e das deformações anatômicas provocadas pela patologia.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) fundamenta seus estudos em ciclos e fluxos de Qi – energia fundamental – tratando as enfermidades sob a visão de teorias como Yin e Yang e classificação sindrômica. A colorpuntura – utilização da luz e da freqüência de onda das cores - é um método não invasivo e eficaz para tratamentos utilizando a MTC.
Nesta pesquisa, utilizou-se a freqüência de cor Índigo para propor um Protocolo de Aplicação no tratamento da osteoartrite de joelhos, sendo avaliado a intensidade da dor e a liberdade de movimento das voluntárias através de questionários avaliativos.
Utilizou-se a Iridologia Alemã para determinar sítios de marcações semelhantes nas áreas do joelho das voluntárias onde se concluiu que não há um padrão de determinado para osteoartrite de joelhos.
Observou-se que o Protocolo de Atendimento proposto mostrou-se muito eficaz na diminuição da dor e na melhora da confiabilidade individual para o desempenho das atividades cotidianas das voluntárias, através do Teste T para amostras pareadas, aumentando assim a qualidade de vida das voluntárias.

 
 

Comentários

Ottone Ferminio Motter em 29/10/2009 às 17:20

Prezados Senhores,
Li a notícia acima e interessei-me em saber mais detalhes.Tenho 66 anos e sofro limitações por causa da osteoartrose nos joelhos. Gostaria de saber onde posso fazer o tratamento acima referiso.Agradeço antecipadamente,
Ottone

Envie seu comentário


 

2009 Apanat - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela S3Web